Angola (do banto “n’gola”, “ngolo”), oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui, também, o exclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena. A sua área total é de 1.246.700 km².
O país possui vastos recursos naturais, como grandes reservas de minerais e de petróleo e, desde 1990, a sua economia tem apresentado taxas de crescimento que estão entre as maiores do mundo, especialmente depois do fim da guerra civil.
A população de Angola, de acordo com o Recenseamento Geral da População e Habitação de 2014, é de 25.789.024 habitantes, sendo 52% do sexo feminino. A capital é Luanda, sendo, também, a cidade mais populosa, com 2.776.125 habitantes, seguida de Huambo, com 1.204.000 habitantes, e Lobito, com 805.000 habitantes (Censos de 2006).
O regime político vigente em Angola é o presidencialismo, em que o Presidente da República é, igualmente, chefe do Governo, que tem, ainda, poderes legislativos. O ramo executivo do governo é composto pelo presidente, pelo vice-presidente e pelo Conselho de Ministros. Os governadores das 18 províncias são nomeados pelo presidente e executam as suas diretivas.