Guiné-Bissau

Está aqui

Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e ao leste, e com o Oceano Atlântico a oeste. O território guineense abrange 36.125 km2 de área, com uma população estimada de 2 milhões de pessoas.

A língua oficial é o português, embora a grande maioria da população (90,4%) fale kriol, uma língua crioula baseada no português, enquanto o restante dos habitantes fala uma variedade de línguas africanas nativas. 

A população da Guiné-Bissau é etnicamente diversa e tem muitas línguas, costumes e estruturas sociais distintos, podendo ser dividida nos seguintes grupos étnicos: os fulas e os povos de língua mandinga, que compõem a maior parte da população e estão concentrados no norte e nordeste do território; os balantas, que vivem nas regiões costeiras do sul; e os manjacos, que ocupam as áreas costeiras do centro e norte. A maioria do restante são mestiços, com ascendência mista de portugueses e africanos, além de uma minoria de Cabo Verde.

A capital do país é Bissau, que é, também, a cidade mais populosa, com 388.028 habitantes, seguindo-se Bafatá, com 22.521 habitantes, e Gabu, com 14.430 habitantes. A Guiné-Bissau é uma república.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guin%C3%A9-Bissau

Relatórios: