Timor-Leste, oficialmente República Democrática de Timor-Leste (em tétum: Timor Lorosa’e, oficialmente Repúblika Demokrátika Timór-Leste), é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático, além do exclave de Oe-Cusse Ambeno, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco, ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oe-Cusse Ambeno, mas faz, também, fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul e tem 14.km2 de extensão territorial. A sua capital é Díli, situada na costa norte.
De acordo com a Constituição de Timor-Leste, o tétum e o português têm o estatuto de línguas oficiais. De acordo com parágrafo 3 do artigo 3 da Lei 1/2002, em caso de dúvida na interpretação das leis prevalece o português. Para além do tétum, existem mais de 31 línguas nacionais em Timor-Leste.
Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto, do ponto de vista biológico, aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceânia e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental.
Timor-Leste possui um território de quase 15.000 km², ocupando a parte oriental da ilha de Timor. O país é muito montanhoso e tem um clima tropical. A montanha mais alta de Timor é o Tatamailau, com 2.963 metros de altitude. Pertencem, também, ao território timorense o enclave de Oe-Cusse Ambeno, na metade oeste da ilha de Timor, com 815 km², a ilha de Ataúro, ao norte de Díli, com 141 km², e o ilhéu de Jaco, na ponta leste do país, com 11 km².
A população do país era de cerca de 1.291.358 pessoas em julho de 2017. A população está concentrada, especialmente, na área em torno de Díli.
As três cidades mais populosas de Timor-Leste são Díli, a sua capital, com 193.563 habitantes, Same, com 25.000 habitantes, e Suai, com 23.000 habitantes.
O chefe de Estado de Timor-Leste é o presidente, que é eleito pelo voto popular para um mandato de cinco anos.