Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um arquipélago no Oceano Atlântico central, constituído por 10 ilhas vulcânicas, das quais nove são habitadas, e com uma área de terra combinada de cerca de 4.033 km². Estas ilhas situam-se entre 600 a 850 km a oeste da península senegalesa do Cabo Verde, situada no ponto mais ocidental da África continental. As ilhas de Cabo Verde fazem parte da ecorregião da Macaronésia, juntamente com os Açores, as Ilhas Canárias, a Madeira e as Ilhas Selvagens.
As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão ativo, na ilha do Fogo, que é, igualmente, o ponto mais elevado do arquipélago, com 2.829 m.
As maiores ilhas são a de Santiago, a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é, também, o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida de Mindelo, na ilha de São Vicente.
A língua oficial é o português, usado nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações. A língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano (o criol ou kriolu). Cada uma das 10 ilhas que compõem o arquipélago de Cabo Verde tem a sua variante do crioulo (exceto Santa Luzia, que não é habitada).
A sua capital é a cidade da Praia, e as três cidades mais populosas são Praia, com 127.832 habitantes, Mindelo, com 70.648 habitantes, e Santa Maria, com 23.839 habitantes.
Cabo Verde é uma república semipresidencialista, no quadro de uma democracia representativa. Trata-se de uma das nações mais democráticas a nível mundial, ocupando o 26.º do mundo, de acordo com o Índice de Democracia de 2012.